AtoM

AtoM é uma abreviatura de Access to Memory. Funcionando em ambiente WEB, é uma aplicação de código aberto destinada à descrição normalizada em arquivos definitivos permitindo um acesso multilingue numa organização com múltiplos repositórios integrados.

Ambiente Web

Todas as funções principais ocorrem através de um browser. Depois de instalado, permite o acesso a partir de qualquer lugar, ligação à Internet é o requisito único.

Baseado em normas

O AtoM foi construído originalmente com apoio do International Council on Archives, para incentivar uma mais ampla adopção das normas internacionais. Foram criados padrões de conformidade para o núcleo do AtoM, que oferecem modelos de edição fáceis de usar baseados na web, que atendem a uma ampla variedade de padrões internacionais e nacionais.

Multilingue

Os elementos da interface e o conteúdo da base de dados de todos os utilizadores, podem ser traduzidos em vários idiomas.

Multi-repositório

Construído para ser usado por uma única instituição, para as suas próprias descrições, ou como multi-repositório (rede, portal) aceitando descrições de um variado número de instituições contribuintes, o AtoM é flexível o suficiente para responder a todas as necessidades.

Importação/exportação

Os seus dados não se encontram restringidos (bloqueados) no AtoM. Foram implementadas funcionalidades de importação e exportação, de acordo com os standards actuais, a partir da interface do AtoM. Actualmente são suportados os formatos (import/export): EAD, EAC-CPF, CSV and SKOS.

Código aberto

Todo o código do AtoM está disponível gratuitamente sobe uma licença GNU Affero General Public License (A-GPL 3.0) – dando-lhe a liberdade de o estudar, modificar, melhorar e distribuir. O AtoM é um projeto open-source activo e dinámico com uma ampla base de utilizadores.

Introdução ao AtoM e descrição arquivística

Simples mas esclarecedora apresentação ( Prof. Doutora Tânia Gava) elaborada por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Informação e Download: AtoM software de descrição arquivística

Categoria:
Blog
Tags:
, , , , , , ,